CEPEDOC Arquiteto José Augusto Bellucci TFG 2006 Revitalização do Parque do Ingá
Revitalização do Parque do Ingá PDF
Escrito por Bárbara Martins Godeny

Síntesegodeny1
O parque urbano surge no contexto das cidades industriais, com o objetivo de dotar as cidades de espaços adequados para atender a crescente demanda pelo lazer, o tempo do ócio e contrapor-se ao ambiente urbano, conforme o definido por Kliass (2003).
Os parques atuais atendem grande diversidade de solicitações de lazer, tanto esportivas como culturais, e não somente contemplativos como os primeiros grandes parques públicos. Estas atividades esportivas só foram incorporadas ao espaço do parque durante o século XX, assim como a preocupação na conservação dos recursos naturais (preservação de nascentes dos córregos, fundos de vale), a implantação de cenários de parques temáticos (referentes a comemorações de datas importantes ou homenagens e etnias) e o uso de brinquedos eletrônicos.
Estas mudanças nos parques acompanham o desenvolvimento da sociedade, de seus hábitos e modos de viver. Porém, um fator que influenciou a preocupação por parte dos interesses políticos na criação de parques públicos foi o aumento da população nas cidades, que gerou uma maior urbanização do país.
Mesmo com toda diversidade existente nesses espaços, pode-se definir parque urbano como
[...] todo espaço de uso público destinado à recreação de massa, qualquer que seja seu tipo, capaz de incorporar intenções de conservação e cuja estrutura morfológica é auto-suficiente, isto é, não é diretamente influenciada em sua configuração por nenhuma estrutura construída em seu entorno. (MACEDO & SAKATA, 2003, p.14)
Tendo em vista a importância da presença dos parques urbanos, foi escolhido como tema “Revitalização do Parque do Ingá” para o trabalho de conclusão de curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Maringá.
Será de grande valor o estudo sobre o Parque do Ingá, localizado no coração da cidade de Maringá, inaugurada em 1971 e considerada uma das mais importantes áreas recreativas da região e parada obrigatória dos turistas que passam pela cidade.godeny2
O Parque do Ingá possui 47,3 ha e apresenta em seu interior trilhas para caminhadas, pequeno zoológico, a nascente do Córrego Moscados que foi represado para formar o lago, entre outras infra-estruturas.
Após trinta e cinco anos de intença utilização, grande parte de seus equipamentos e infra-estrutura encontram-se deteriorados e sente-se a necessidade de uma reestruturação da área total do parque, tanto no ponto de vista físico quanto de reintegração social, com o objetivo principal de aumentar a qualidade de vida de toda região.
Como meio de atingir o objetivo citado, algumas ações foram propostas:
- Recuperação de grandes áreas atingidas pelo processo erosivo devido ao lançamento do grande volume de águas pluviais de todo seu entorno;
- Readequação das instalações e equipamentos que se encontram em mau estado de conservação pela falta de manutenção e pelo uso indevido de seus usuários;
- Retirar equipamentos que se justificarem indevidos nas dependências do parque, e;
- Implantar novos equipamentos para aumentar o número de atrativos no parque.
Para o desenvolvimento deste estudo seguiu-se o cronograma de atividades proposto no início da disciplina, possibilitando um controle sobre a evolução do trabalho.
A pesquisa deu-se em torno do levantamento de dados, entre informações, mapas, fotos e visita ao local, revisão bibliográfica e identificação das obras correlatas significativas para posterior análise, que se deu da sistematização e comparação entre os correlatos, assim como a pesquisa bibliográfica. Todos estes dados servirão de base para a elaboração do projeto de revitalização do parque em estudo.

Aluna
Bárbara Martins Godeny